.

Novas UCs na Bacia do Rio Xingu (REVIS e RDS) - Proteção da Sociobiodiversidade no baixo Xingu!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Na última Quinta-feira, 28/11/2013 aconteceu a Consulta Pública para Criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e Refúgio de Vida Silvestre (REVIS), na Cidade de Senador José Porfírio – PA (Souzel). Desde a década de 70 discute-se a necessidade da criação das Unidades de Conservação (UCs), para a proteção dos ambientes naturais e da vida silvestre na Mesorregião do Sudoeste Paraense. Participaram da consulta representantes municipais, organizações da sociedade civil, moradores do munícipio de Vitória do Xingu e Souzel, entre eles pescadores, na sua grande maioria, pesquisadores da UFPA, campus de Altamira e ONGs como a WWF-Brasil e o IFT (Núcleo Altamira), que são parceiros no projeto de criação da UCs junto a SEMA.
O Tabuleiro do Embaubal, atualmente o maior berçário de quelônios da Amazônia, constitui uma área de preservação ambiental e está agora englobado dentro de uma estratégia de conservação ambiental integrada na região da bacia do rio Xingu (PA), o que reforça o monitoramento, manejo e proteção de espécies como a Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa), o Pitiú (P. sextuberelata) e o Tracajá (P. unifilis), que sempre foram alvo da ação humana. A área das UCs apresenta características relevantes de cunho de alto valor em biodiversidade e populações tradicionais.
As novas Unidades de Conservação do Estado do Pará receberam o nome de Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel e Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal e possuem 22.911ha e 4.014ha respectivamente. O próximo passo será a assinatura do Decreto de Criação pelo Governo do Estado do Pará, previsto até o fim deste ano.

Maciça participação popular na Consulta Pública, com cerca de 250 pessoas.
" Boiadouro"  Tabuleiro do Embaubal - Rio Xingu (PA)










0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB