.

DIAGNÓSTICO ECONÔMICO-AMBIENTAL DE ALTAMIRA ENTRA EM SUA 2ª FASE

quarta-feira, 25 de junho de 2014



A equipe do levantamento rural do Diagnóstico Econômico-Ambiental de Altamira tem percorrido diversas áreas para ouvir a população, identificar os desafios, oportunidades e casos exemplares no território municipal e adjacências.

Na região norte do município, conhecida como Colônias Velhas, a equipe esteve nas localidades Ramal dos cocos, Travessão do Bananal, Cipó Ambé, Betânia (Estrada da Princesa do Xingu, Ramal do Itaboca), Monte Santo (Ramal das Chácaras e do Gaviãozinho), Travessão da Maria Bonita e Ramal São Francisco, onde 95 entrevistas foram realizadas.


Na região de Belo Monte, a equipe esteve na Agrovila Leonardo D’ Vinci (Vila e Ramal Parati), Belo Monte (Vila e Ramal Pakisamba) e Belo Monte Pontal (Vila e Ramal do Canoé) e realizou 42 entrevistas.

Na região da BR 230 (Altamira – Brasil Novo), foram realizadas 83 entrevistas, abrangendo localidades como Agrovila Vale Piauiense – Km 23, Vicinal 10 – Km 30, Agrovila Carlos Pena Filho – Km 40 e Comunidade Cacaulândia, Vicinal Sete e Nove.


Na região do Assurini, em duas viagens, foram realizadas 183 entrevistas nas localidades do Transassurini – Dispensa I e II, Cajá I e II, Gorgulho da Rita, Travessão do Cocal, Ramal Bom Sossego, Agrovila Sol Nascente, Ramal do Palhal, Ramal da Preenchida, Ressaca, Garimpo do Galo, Garimpo Grota Seca, Garimpo Ouro Verde, Garimpo do Itatá, Travessão do Pirarara, e Travessia da Balsa, Itapuama, Novo Itapuama - Ramal do Maranhense, Travessão do Espelho - Ramal Boa Sorte e do Espanhol, Travessão da Firma – Ramal do Picadão e Ramal do Zé Baiano, Travessão do Cajueiro, Travessão da Laje – Ramal do Limão, Travessão do Pimentel – Ramal do Barbosinha, Quatro Bocas – Ramal do Esperancinha, Transunião Rezende – Pimentel até o Rio Ituna, Travessão dos Crisostemos, Jatobá, Acesso I e V, Bom Jardim I e II, Travessão das Mangueiras – Ramal da Helena, Ramal São Francisco, Travessão dos Nenéns, Babaquara.


A equipe encontra-se na Terra do Meio, realizando levantamentos nas unidades de conservação e entorno: Resex Iriri, Xingu e Riozinho do Anfrísio. A expedição é uma das mais importantes, por considerar as correlações socioambientais no âmbito das áreas protegidas e populações tradicionais.



Para a região de Castelo dos Sonhos/ Cachoeira da Serra, Vila Canopus e Cabocla (APA do Triunfo), as visitas estão previstas para o início do mês de Julho e será uma das mais difíceis, em razão, principalmente, das longas distâncias e isolamento. Entretanto, são regiões emblemáticas para o estudo, sobremaneira por apresentarem problemas sérios de desmatamento aliado ao uso desordenado dos recursos naturais e produção agropecuária em escala, entre outros.


Acompanhe também a página do Diagnóstico Econômico-Ambiental de Altamira no Facebook clicando neste link

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB