.

O IFT PROMOVE O 2º ENCONTRO DA REDE INTERCOMUNITÁRIA ALMEIRIM EM AÇÃO, COMUNIDADE LAGO BRANCO – 07 e 08 de Março de 2014

sexta-feira, 9 de maio de 2014




2º ENCONTRO DA REDE INTERCOMUNITÁRIA ALMEIRIM EM AÇÃO, COMUNIDADE LAGO BRANCO – 07 e 08 de Março de 2014.

O 2º encontro da Rede Intercomunitária Almeirim em Ação –RICA, ocorreu nos dias 07 e 08 de março de 2014, no centro comunitário Solar do Lago, na comunidade Lago Branco, com a participação de 51 representantes de 28 comunidades. Este encontro fomentou estratégias na área de educação e floresta, com o intuito de melhorar as condições em que as comunidades se encontram no presente momento. O encontro estimulou os comunitários a pensarem sobre a ótica de desenvolvimento do seu espaço físico, tendo em vista que, as melhorias tem que ser criadas a partir da visão local.

Figura 1 – Realização do 2º encontro da RICA, 
na comunidade Lago Branco. 
Em destaque:A agricultora Adriana Alvarenga, 
apresenta a propostas criadas pelo grupo das mulheres.
O debate sobre educação nas comunidades buscou despertar nos comunitários uma consciência ecológica, partindo do pressuposto, que a implementação e fortalecimento da educação ambiental, formará uma geração que apresentará grande compromisso com a conservação e utilização correta dos recursos naturais. Entretanto, a implementação e fortalecimento da educação nas comunidades dispõem de contrapartidas, tanto da governança municipal, como das comunidades envolvidas.
Outro ponto importante debatido no encontro foi sobre a valoração da floresta, em que se avaliou a importância da utilização dos recursos florestais e agrícolas, e da produção diversificada no espaço produtivo familiar.


Figura 2 – Visita ao monte no Lago Branco após o debate
sobre valoração florestal. Foto: IFT.
Como produto deste encontro, uma carta foi elaborada com todas as observações e demandas requerida pelas comunidades, sendo assinalada por cada comunitário, com o intuito de reivindicar melhorias e alternativas para um melhor desenvolvimento do setor rural de Almeirim.







Segue abaixo o conteúdo da carta na íntegra. 


 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB